• Dificuldades de aprendizagem (escrita, leitura, atenção, tempo execução nas tarefas
escolares);
• Tem uma letra ilegível (os professores não conseguem entender a letra);
• Dificuldades em recortar com a tesoura;
• Não consegue copiar do quadro para o caderno;
• Não percebe as orientações dadas ao grande grupo;
• Não consegue permanecer sentado à mesa por períodos de tempo adequados;
• Muito irrequieto na sala de aula;
• Tem dificuldade em prestar atenção quando a sala de aula está barulhenta;
• Está sempre a olhar à volta da sala enquanto a professora está a falar;
• Faz muita força a escrever e parte os bicos dos lápis;
• Não sabe usar a borracha eficazmente;
• Jogo imaturo, sem regras, com dificuldade em participar em jogos coletivos;
• Isola-se no recreio;
• É trapalhão e descoordenado;
• Dificuldades nas aulas de ginástica (saltar, equilíbrio, imitar os outros);
• Não sabe dizer qual a mão direita e a esquerda;
• Dificuldade em usar os talheres, lavar os dentes, vestir-se e tomar banho;
• Dificuldade em calçar-se (calça os sapatos no pé errado, não aprende a apertar cordões);
• Precisa de ajuda e supervisão para todas as tarefas diárias;
• Brinca de forma repetitiva e não tem ideias novas para brincar;
• Gosta de observar objetos em movimento mais do que a maioria das crianças;
• Anda à roda ou gira sobre si próprio mais do que a maioria das crianças;
• Parece confuso sobre como arrumar os materiais nos lugares corretos;
• Coloca brinquedos, roupas ou outros objetos à boca mais do que as outras crianças;
• Não tem noção do perigo.